terça-feira, 29 de abril de 2008

Um Novo Paradigma na Era da Tecnologia

3. Neste novo paradigma o professor não é o único que tem conhecimento como era pensado no antigo paradigma, a sala de aula torna-se um lugar onde ocorrem trocas de conhecimento, o aluno interage e é sujeito ativo em sala. O professor a partir de então tem que começar a ouvir seus alunos, incentivar a busca pelo conhecimento e despertar curiosidade.

4. * Professor agindo de acordo com o velho paradigma:
Ex.1-
Tínhamos professores que no ensino fundamental só liam a matéria em voz alta e logo em seguida passavam questões para serem respondidas no caderno. Eles agiam de acordo com o velho paradigma, pois não abriam espaço para que o aluno questionasse e desse a sua opinião a respeito do assunto.
Ex.2- Os trabalhos que nos eram dados tratavam apenas de desenvolver questões propostas nos livros didáticos, as respostas que nossos professores tinham como sendo as corretas eram somente aquelas que reproduziam o que o livro dizia. Assim a nossa criatividade e nossa curiosidade ficavam adormecidas.
*Professor agindo de acordo com o novo paradigma:
Ex.1-
Conhecemos no ano passado uma professora que nos deixava curiosa, que não dava as respostas de graça, e com isso aprendemos a buscar mais. Foi uma experiência tão boa, sentir a curiosidade, buscar o que queríamos e obter o conhecimento.
Ex.2- Alguns professores fazem trabalhos em grupos e com exposição, ou até mesmo seminários, onde os alunos podem pesquisar entender o assunto, e explicar para o resto da turma o conteúdo estudado. O professor não deixa de estar presente, pois auxilia e tira dúvidas quando é solicitado.
5. A tecnologia me ajudará a despertar a responsabilidade, autonomia e a liberdade nos alunos, pois ela não impõe o ensino, mas sim desperta para o novo e para coisas atuais e também cotidianas. A tecnologia exige uma interação entre teoria e prática, assim como respeita o que o aluno tem consigo de conhecimentos na área, na educação tecnológica não se tem a intenção de ensinar uma tarefa, mas sim despertar nos educandos o valor que a tecnologia tem, sua utilização e importância.

Um comentário:

Caroline Guedes disse...

Muito bom, percebi que refletiram sobre o texto e conseguiram trazer os exemplos solicitados. Espero que como professoras vocês possam trabalhar guiadas pelo novo paradigma, buscando fazer a diferença.