sábado, 12 de abril de 2008

Transformações Tecnológicas

Vivemos um momento especial da história da humanidade. Grandes transformações estão ocorrendo em todo o planeta e o assunto mais comentado na área da educação, é a inovação tecnológica, a cada momento surgem novas tecnologias, há os que defendem que as tecnologias vieram para auxiliar o ser humano e outros que são contra as novas tecnologias e suas transformações. Mas as transformações tecnológicas sempre estiveram inseridas em nossa sociedade, só estão acontecendo de forma mais rápida e as pessoas não estão preparadas para as novas mudanças.
Um dos conceitos muito discutidos no mundo contemporâneo é o conceito de rede. Este conceito tem relação com a educação por ser um instrumento das tecnologias de comunicação e informação. Mas é só a partir da segunda metade deste século que ele passa a ganhar uma dimensão mais ampla e considerável.
Entre os adolescentes, o instrumento mais utilizado é a internet, que se despontou como importante elemento de conexão entre equipamentos, com isso vem também novas formas de se produzir conhecimento e cultura, com as trocas de informações pela rede, as diferentes culturas passam a ter possibilidade de se comunicar, se expor e de relacionamento entre sujeitos e máquinas.
É muito importante que a sociedade compreenda o conceito de rede e que este faz parte deste século e sua tendência é crescer cada vez mais e cada vez mais se tem mais adeptos à rede, não se pode mudar o avanço que a tecnologia já fez, o que podemos fazer é aprender a utilizá-la de forma correta a não prejudicar os indivíduos dessa nova sociedade.
Há certa distância entre o mundo da informática e da comunicação com o mundo da educação, para não se dizer certo impasses, necessitam muito mais do que ampliar o sistema educacional, é preciso transformar a estrutura desse sistema. É algo que deve ser pensado e refletido mais profundamente, não se pode sair por ai tentando mudar tudo sem ter uma base teórica. A educação tecnológica deve ser inserida na formação do professor, o professor para ensinar deve ter um conhecimento básico, o qual deveria ser adquirido em sua formação superior.
Essa nova geração precisa ser compreendida mais de que forma convive simultaneamente com os vídeo-games, tewlevisões, internet, esportes radicais, tudo simultaneamente, de forma múltipla e fragmentada, tudo ao mesmo tempo. Esta geração já se relaciona com as novas medias de forma diversa e já existem sinais de um novo processo de produção de conhecimento, ainda desconhecido pela escola.
Compreender os novos processos de aquisição e construção do conhecimento é básico para tentarmos superar este impasse. Esta compreensão, por outro lado, empurra-nos para considerar como fundamental a introdução das chamadas tecnologias da comunicação e informação nos processos de ensino-aprendizagem.
A educação do mundo contemporâneo não é mais objeto de análise somente do próprio sistema educacional ou das comunidades acadêmicas especificas da área. Não se pode pensar que a simples presença de equipamentos e o treinamento de professores darão conta de toda essa mudança tecnológica, deve ser inserido no currículo dos professores, de qualquer área, o ensino de novas tecnologias, as tecnológica podem ser inseridas respeitando a especificidade de cada área do conhecimento. As políticas governamentais necessitam perceber urgentemente a necessidade da montagem da estrutura de rede, que ainda é muito tímida em relação à educação.
As tecnologias devem ser pensadas a serviço da produção de conhecimento e de cultura, estão se inovando cada vez mais para auxiliar o ser humano e não para prejudica-lo, se as tecnologias forem usadas de maneira correta e dosagem correta, compreenderemos que podemos facilitar muita coisa através das novas tecnologias. Estamos inseridos em uma sociedade tecnológica e não deixaremos de ser, pois a tecnologia tende a evoluir cada vez mais.

Um comentário:

Caroline Guedes disse...

Legal, as idéias desenvolvidas no editorial ficaram coerentes, há as idéias apresentadas pelo autor e também o posicionamento de vocês. Só precisa mais atenção e compromisso para a data de postagem das atividades.